sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Uma Londres de Cartão Postal.


Viajar pra mim é sinônimo de fotografar. Acho que gosto tanto disso que estou sempre tentando fazer aqueles momentos ficarem eternos, ou talvez, numa tentativa vã de que aquela sensação boa dure mais tempo.

Em Londres acontece uma coisa curiosa comigo, toda vez que estou aqui sinto uma vontade de fazer fotos diferentes das que me seduz. Gosto de procurar a beleza da cidade ou seja por mais que eu desvio, acabo sempre buscando os cartões postais.

Você pode estar se perguntando, mas tá certo, fotografar não é buscar o belo? Não, fotografar nem sempre é registrar o belo, e nem sempre também revelar a miséria, ou enaltece-la.

Sempre digo que nós fotógrafos temos uma responsabilidade muito grande sobre o que registramos. Não é por nada que o ato de fotografar em inglês é to shoot, ou seja, atirar. Fotografar, principalmente pessoas, pode ser um ato de agressão.

Apontar uma câmera pra alguém pode inibir bastante, pois quem está na mira não sabe das intenções do fotógrafo e o que ele poderá fazer com a imagem.

Quanto estive na África, em 2007, tinha como uma das pautas fotografar o centro de Luanda. Uma mulher que carregava uma criança saiu correndo atrás de mim, gritando dizendo que era pra eu não apontar aquilo pra ela, pois depois eu iria usar a sua imagem pra ganhar dinheiro na América.

Eu não estava querendo explorar a miséria dela, jamais fiz isso. Procuro fazer o meu trabalho respeitando muito o outro, mas ela estava certa em ficar tão ofendida, existe muitos colegas de profissão que vivem disso.

Não quero fazer disso um desabafo do que não concordo na fotografia, mas dizer sim que nem sempre procuro a beleza, mas em Londres eu sou atraído por ela.

Nem acho a cidade tão bonita assim. Acho muito diferente, sempre achei, mas depois de alguns dias a diferença já caiu na normalidade e acaba perdendo a graça. Ir embora de Londres é sempre um alívio, assim como chegar é sempre uma alegria.

Mas aqui, na velha Inglesa formal, mas que aceita com bom humor os mais modernos, aqui na cidade que por mais que o tempo passe e mude, ninguém consegue entender o seu fascínio, aqui eu sempre acabo fazendo uma dessas fotos que você vê em toda matéria de turismo.

Desta vez também fiz as fotos, mas quando me dei por conta eu estava colocando-as numa pasta separada.
Este post vem para compartilhar com vocês essa minha "fraqueza". Aproveitei os dois dias que o sol deu um alô tímido nesse terrível inverno de começo de década e fiz essas imagens.

Como diz o poeta "quem se cansar de Londres estará cansado do própria vida."


Entrada da Royal Academy of Arts


London Eye


Pup Sherlock Holmes


Cemitério Brompton, onde foram gravadas as cenas do filme "Sherlock Holmes", do Guy Ritchie


Vista do Tâmisa na parte mais alta da London Eye


Portão que dá acesso a Royal Academy of Arts


Trafalgar Sguare a noite


Entrada da Rua The Mall, que leva ao Palácio de Buckingham


Termino com este post a viagem. Nos veremos em breve, assim espero.

7 comentários:

Anônimo disse...

Terminou em Grande estilo, as fotos são ótimas e o que vc falou sobre fotografia também... valeu professor.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Que bom que resolveu compartilhar com a gente, são lindas, a do taxi poderia ser capa de qualquer revista de turismo.
Abs

Márcia

Kátia Flávia disse...

Renato,
Estou vindo do blog da Ieda e acabei aqui. Não conheço Londres mas, com certeza, aos seu olhos é uma linda cidade. Fotos belíssimas!!

Renato Negrão disse...

Kátia Flávia,

Seja bem vinda, principalmente vindo do blog da Ieda.

Obrigado pelas fotos. Vou continuar escerevndo sobre SP.
Beijos

Anônimo disse...

Arrasou Belonaaaaaaaaaaaa. Parabéns. Quem diria virar modelo internacional depois dos "30" heim?heheh Beijosssss!!Parabens Rena, lindas fotos.Vc esta cada dia melhorrrrrrrrrrrrrr nisso.bjs
Beth Melo

Lúcia Negrão disse...

Você é realmente um show meu primo amado, suas fotos estão cada dia mais lindas,parabéns!!!!
A modelo BELLA NEGRÃO arrazouuu!!rsrsrs..
Beijãooo...

Karla disse...

A propósito, adorei as suas fotos!