sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Muita confusão no EUROSTAR - o que temos que aprender com eles.


O tempo está muito ruim na Europa. Ontem fui buscar meu bilhete do trem Eurostar para viajar de Londres a Paris. Assim que cheguei na estação Kings Cross St Pancras percebi que a neve que tanto tinha nos divertido, tinha causado uma confusão danada no país: filas e cancelamentos de trens e voos.

Sem muito trabalho imprimi meu bilhete e fiquei passeando pela estação. Da última vez que fiz essa viagem, em 2000, o trem saia da Estação Waterloo. Tive tempo e inspiração para pensar nas diferenças entre Brasil e Inglaterra, nas coisas que existem aqui com tanta naturalidade e no Brasil sofremos tanto pela falta.

Andando pela estação novíssima lembrei que há poucos dias estive no aeroporto da maior cidade da América da Sul e pensei com tristeza como estamos atrasados. Como o Brasil se prepara para sediar eventos tão importante, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tendo um porto de chegada que mais parece uma rodoviária?

O Brasil vive um momento fantástico, nunca tivemos algo parecido, não canso de repetir isso, mas uma coisa me preocupa muito. Como será o desenvolvimento de uma país que acelera na economia e deixa muito a desejar na educação?

Tem uma frase que acho bastante verdadeira, "se queres realmente conhecer alguém, de poder a essa pessoa", digo isso pois percebo uma certa arrogância em muita gente que acredita que por estar pagando, se acha no direito de ultrapassar a linha do respeito pelo outro, pela consciência do que é viver numa sociedade, de que nem sempre tenho que pensar apenas em mim... essas coisas que me incomoda tanto no Brasil e que são tão comuns aqui.

Você pode estar se perguntando, porque então você não fica ai? Pois bem, eu já fiz a minha escolha. Morei 3 anos fora do Brasil, mas a falta que senti me fez voltar. Não me arrependo, mas tendo uma referência, não me canso de desejar que a gente aprenda as boas coisas com eles.

Minha irmã que mora em Londres e vai ter filho semana que vem, pagou ontem o equivalente a quase R$ 10mil reais de imposto pela renda dela e do marido. Eles reclamaram bastante, porém sabem que esse dinheiro vai ser usado em benefício deles e do bebê que está chegando. Ela ficará 06 meses sem trabalhar e receberá um benefício que chega próximo ao que ela ganha por mês, isso sem contar que todo o pré natal foi feito em hospital público com o mesmo médico que atende a mulheres de jogadores que ganham uma fortuna.

A viagem de Eurostar pra Paris foi uma confusão danada. Era pra ser 03 horas e foram quase 05. Um tempão parado em Londres, depois que o trem saiu, antes de entrar no Canal da Mancha, ficou parado uns 30 minutos, na primeira estação depois do Canal tivemos que parar e esperar 1 hora para trocar de trem, mas a cada 05 minutos tinha um funcionário tentando explicar o que estava acontecendo e agradecendo muito pela paciência dos passageiros.

Não vi nenhuma pessoa se quer fazer cara feia, resmungar, blasfemar, todos entenderam que aquilo não estava acontecendo por incompetência da companhia que queira tirar proveito de nós. Com certeza tinha gente ali perdendo compromisso, conexão para outros lugares, enfim os diversos tipos de constrangimento que uma situação dessa causa.

Fiquei pensando nos escândalos horrendos na época dos caos aéreo no Brasil. Funcionários mal preparados sem saber o que fazer e muitas vezes ofendendo passageiros perdidos, os passageiros por sua vez, se sentindo no direito supremo que seu dinheiro lhe deu ao comprar determinado serviço chegaram ao cúmulo de agredir funcionárias das companhias aéreas.
Quando chegamos na Gare du Nord, em Paris, tinha um verdadeiro pelotão de funcionários prontos para nos ajudar, além de uma mesa com café, chá, croissant e doces... igual ao que acontece no Brasil, não?

Nenhum comentário: