domingo, 27 de julho de 2008

Guerreiros sem armas



Em nosso último dia em Oaxaca tivemos a possibilidade de visitar uma ong brasileira que está fazendo um trabalho muito interessante por aqui. Chegamos nos acampamentos perto do meio dia. Um grupo de aproximadamente 60 pessoas estavam reunidos em torno de uma maquete. Eram moradores da comunidade e no meio deles jovens, entre 18 e 30 anos, da Universidade da Terra da cidade de Oaxaca.
O que eles fazem basicamente é diagnosticar os problemas da comunidade e elaboram projetos para ajudá-los. Entre as pautas estão os problemas referentes a falta de água, moradia e ajudam-os a formar uma idéia de trabalho em grupo.



Como uma ong internacional, ali trabalham jovens de vários países: um dos organizadores é um rapaz de Santos, o Edgar, mas pude conversar também com a Anna, uma inglesa que depois da América do Sul vai passar um tempo na China; uma Belga que gosta muito de nossos lados, já fez uma viagem que durou 6 meses saindo do México e Chegando no Rio de Janeiros, com exceção de um pequeno trecho na Venezuela, que ela precisou pegar um avião, o resto do percurso foi feito todo de ônibus.



Dona Carmen é uma das moradoras da comunidade mais simpática. Ela nos acompanhou, contou dos progressos, da alegria em ver sua vida melhorando, nos levou com orgulho, para sua casa e mostrou o pequeno barraco onde morava antes desse pessoal chegar por aqui, nos apresentou sua filha e fez ela nos mostrar seus projetos que ajudam a comunidade, um vídeo sobre todas as tribos urbanas...



Quanta beleza nesses gestos. Sai dali com a alma em paz, sem falar da esperança que senti quando deixamos a comunidade rumo ao aeroporto. É fantástico poder saber que existem pessoas interessadas em ajudar o próximo.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Rena e ai tudo bem????nossa q legal esse projeto onde as pessoas tem a oportunidade de ajudarem umas as outras...parabens pra eles e pra vc q tem feito um trabalho maravilhoso ''AROUND THE WORLD''...bjs e fique com Deus!!!