quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Uma semana de outono em plena primavera


Passar uma semana fazendo "Street Photography" em Montreal, no Canadá. Foi essa a proposta de trabalho que recebi para o projeto "Olhares Cruzados". Recomendações? - Vá a Montreal e fotografe o que te chamar a atenção!
Quando o convite chegou, demorei a acreditar que fosse isso mesmo. Peraí, ainda existe esse tipo de fotografia romântica onde o que vale é o ensaio confessional do fotógrafo?
Sim, existe, e se é um sonho eu estou no meio dele e estou tratando de aproveitar ao máximo.
Cheguei em Montreal, depois de uma conexão tumultuadíssma em Toronto. Mais uma vez eu fui confundido com um terrorista (??) - em NY aconteceu o mesmo. Fui levado para uma sala de entrevistas, me trataram como se eu fosse um ser perigoso, perguntaram coisas do tipo: qual a capital do Brasil? e depois de eu tirar quase toda a roupa de tanto calor que fiquei, me liberaram. Ainda bem, pois a mulher me olhava tão feio, que eu já estava acreditando ser um perigo pra América do Norte!!
Corri feito um doido pra pegar a conexão e depois de uma hora cheguei em Montreal.
No aeroporto, meu amigo Luc - o outro fotógrafo do projeto - estava me esperando. Nada como, depois de um susto, ter alguém pra cuidar de você, e ele faz isso como ninguém, me emprestou um telefone, imprimiu mapas, anotações por escrito, a previsão do tempo para todos os dias em que estarei aqui, e me deixou no hotel antes de ir pro trabalho.
Comecei na fotografia no finalzinho dos anos 1990, quando morava em Londres. Meu primeiro professor foi um italiano romântico que durante as sessões de laboratório no quarto escuro, falava de suas viagens pelo mundo. Não sei se devido ao efeito dos químicos eu viajava junto com ele.
Agora, uma década e meia depois, estou aqui como fotógrafo contratado para um trabalho de "street Photography". Já fiz isso outras vezes, este blog está cheio de histórias assim, mas sempre parece ser especial. Quando eu soube deste projeto revistei os grandes fotógrafos - nomes que sempre admirei. O primeiro foi Sergio Larrain, fotógrafo preferido de minha amiga/irmã, a também fotógrafa Milla Jung. Ele parou de fotografar há anos, mas o que fez é coisa de mestre. Até hoje me emociono com suas fotos de Londres nos anos 1960. Depois segui a lista dos clássicos - Robert Frank, Diane Arbus...
Agora estou aqui em um café na Rue St. Catherine. Enquanto chovia fiz amizade com o garçon, um indiano que vive há anos no Canadá. Ele encheu tantas vezes minha xícara de café que me sinto ligadaço!
O sol acaba de sair e as ruas me esperam! Até!!!

Nenhum comentário: